Grupo apresentou seu projeto de desenvolvimento
no setor da educação
no setor da educação
O prefeito reeleito da cidade de Maceió, Cícero Almeida, recebeu em seu Gabinete no dia 24 de setembro, uma equipe formada por representantes da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas e do Voluntários em Ação, grupo que atua em duas comunidades periféricas da cidade com o objetivo de promover uma educação de qualidade para crianças e jovens em formação escolar.
Idealizador e fundador do grupo, o Ir:. Anísio Augusto apresentou a Almeida o Projeto Amanhã, plataforma que conta, entre outras medidas, com o planejamento e criação de uma biblioteca comunitária na sede da associação de moradores das Grotas de São Rafael e Santo Onofre, nos bairros do Jacintinho Cruz das Almas. Com a proximidade do Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, os voluntários pretendem, através de auxílio público e privado, inaugurar a primeira biblioteca comunitária numa comunidade de risco de Maceió.
O prefeito elogiou a iniciativa do grupo, sem fins lucrativos, pelo apoio dado àquelas comunidades carentes, relembrando que a sociedade civil tem o poder fiscalizador e deve procurar os órgãos competentes diante de qualquer queixa. Empenhado em contribuir com a edificação da biblioteca, Cícero fez a doação de uma quantia expressiva para a compra dos materiais de construção da obra, além de garantir material humano (professores para aula de reforço) e estrutural (cadeiras e mesas).
Escola da Maçonaria
A Secretaria Municipal de Educação, na figura do secretário Tadeu Lira, manifestou interesse em somar esforços ao trabalho da Grande Loja Maçônica para a implantação, em Maceió, de uma escola gerida pela Maçonaria. Para tanto, Lira comprometeu-se em visitar a sede da Glomeal, no Farol, e verificar o que pode ser feito, em termos de estrutura, para a efetivação desse projeto que é um sonho antigo do Grão-Mestre. Vale ressaltar que Arapiraca já possui uma escola assim e atende cerca de 500 alunos.
São João da Escócia inova
em termos de comunicação
Na chamada Era da Internet nada mais pertinente do que utilizar a tecnologia a favor da comunicação entre Irmãos. Foi partido dessa idéia simples que o médico veterinário Mauricio Aquino, Aprendiz Maçom da Loja São João da Escócia N° 22, decidiu criar uma lista de discussão no Yahoo!Grupos. Em entrevista concedida a O Dossel, Aquino explicou a funcionalidade da lista para a comunicação interna das Lojas através de seus membros. O Dossel - Mauricio, como funciona a lista da Loja São João da Escócia?
Mauricio Aquino - É simples. Depois de criada ela funciona, basicamente, como uma sala virtual, onde as mensagens enviadas para um determinado e-mail são direcionadas para todos os participantes, o mesmo acontece com as respostas. Assim, todos podem ficar a par dos assuntos abordados, simultaneamente.
OD - O que mudou depois da implantação da lista?
MA - A lista é uma forma muito interessante de estreitar laços entre os irmãos que acabou nos unindo ainda mais ao mesmo tempo que mantém todos informados sobre vários temas do nosso interesse.
OD - Que tipo de conteúdo a lista da Loja aborda?
MA - Discutimos sobre qualquer tema, mas o conteúdo das discussões é exclusividade apenas para os membros da São João da Escócia. Na lista, já são quase 30 componentes.
OD - Como participar dela?
MA - Tem que ser maçom, claro, e membro da São João da Escócia N° 22.
OD - Você incentiva outras Lojas maçônicas a criarem suas próprias listas?
MA - Incentivo, recomendo e ainda me coloco a inteira disposição para quaisquer futuros esclarecimentos através do e-mail veterinario@mauricioaquino.com.
OD - Por que considerar a lista um meio de comunicação eficiente dentro das Lojas?
MA - Existem muitas vantagens em se criar uma lista para a discussão de temas específicos e, no nosso caso, uma lista restrita. Entre elas eu destaco o intercâmbio de mensagens, o aprofundamento das amizades e, claro, a economia de tempo, pois demoraria muito até essas mesmas mensagens chegarem a todos os irmãos se usássemos os meios convencionais de comunicação.



Nenhum comentário:
Postar um comentário