O Dossel

  • Página inicial
  • Proposta do blog
  • Palavra do Grão-Mestre
  • Capa da versão impressa
  • Login
  • Contato

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Discurso proferido pelo Grão-Mestre da Glomeal na cerimônia de posse

CUMPRIMENTOS À MESA PRINCIPAL
Queridos irmãos, cunhadas, sobrinhos, demoles, filhas de jó (explicar para maçônicas) familiares (minha família), amigos de longas datas, meus senhores e minhas senhoras.

Nesta noite magna, de nobreza e realização em minha vida, as minhas primeiras palavras são de agradecimento, a Deus a quem denominamos Grande Arquiteto do Universo, por ter abençoado o caminho percorrido por nós, que na sua infinita sabedoria concretizou seu desejo de consolidar nosso nome para exercer por mais um mandato de treis anos a função de Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas, que dignifica qualquer obreiro da maçonaria.

Ingressamos em nossa sublime instituição no ano de 1995 quando recebemos o honroso convite para fazer parte da Loja Maçônica Paz e Progresso III n° 1, foi ali que iniciamos os primeiros passos e tivemos a oportunidade de galgar os mais diversos cargos, inclusive o de Venerável Mestre por dois anos, bem como, o de aprofundar os estudos nos graus superiores, chegando ao mais elevado que é o de Grande Inspetor da Ordem do Supremo Conselho do grau 33 do R.E.A.A. da maçonaria para a R.F.do Brasil.

Durante o período que exercemos nossas atividades maçônicas, paralelamente desempenhamos funções, as mais diversas junto à sociedade alagoana, de forma democrática, com muito zelo, dedicação e sempre obtendo sucesso em todas elas, entre as quais foram, vendedor, supervisor de vendas e gerente do Aché Laboratório farmacêutico na jurisdição de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, depois empresário do Comercio Farmacêutico em Alagoas, a qual exerço até hoje e ainda Professor de Sociologia Jurídica da FADIMA (Faculdade de direito de Maceió) Cesmac. Instituição que tem formado em Alagoas grandes estudiosos, doutrinadores e juristas para o Brasil. Me sinto honrado em fazer parte dessa instituição que tem como coordenador o Dr. Eduardo Tavares levando o Cesmac a nível dos melhores centros de ensino superior no Brasil. Alagoas revelou Calmon de Passos, Pontes de Miranda e tantos outros prolegômenos da Justiça, da ética, da moral e do direito. Advogados renomados como alguns aqui presente (citar). Desenvolvo o ensino, a semente do saber,dentro da minha capacidade,que é inerente a todo homem com muito amor, pois aprendi que para fazer, temos que fazer bem feito, com entusiasmo, dedicação e estima. Ainda fui Presidente do Sindicato Varejista do Comercio Farmacêutico de Alagoas, membro da Federação do Comércio do Estado de Alagoas.

Minhas senhoras, meus senhores, caríssimos irmãos, filhas de jô, demoles, com a experiência adquirida no desempenho do cargo da Loja da Paz e Progresso III n° 1, os ensinamentos recebidos por vários anos na Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, CMSB, em particular ao meu júris consulto, Wilson Filomeno, que de Santa Catarina ou qualquer lugar do Brasil onde estivesse, sempre se colocou a disposição de ajudar nas causas de Alagoas. Ao Grande Inspetor Litúrgico, Orlando Barros, dos veneráveis das lojas da Glomeal, dos grãos-mestres que me antecederam, nos sentimos preparados em continuar mais um mandato, ajudando ao progresso da maçonaria alagoana e agora com maior responsabilidade, após receber dos meus irmãos a difícil, mas honrosa missão de comandar o primeiro malhete da nossa querida Glomeal.

Sendo sempre desafiado no desempenho de grandes funções, pois sou camponês, nascido numa fazenda no município de Joaquim Gomes, trabalhado no corte da cana e agora dividindo com todos os irmãos a tarefa de comandar nesta instituição milenar que tem como finalidade, através de nossos ensinamentos, a perfeição do homem.

“Os domínios dos mistérios prometem as mais belas experiências”. Assim afirmação de Albert Einstein, conduz a sociedade e ao maçon a busca incessante na investigação da verdade.

Agora quero me dirigir aos meus familiares, a minha querida e amada esposa Miriam, que compreendeu e aceitou de forma paciente, as viagens as lojas do interior do estado de Alagoas, minhas ausências do aconchego do lar, apoiando-me nos momentos difíceis, incentivando a continuar na luta pelo progresso da maçonaria. As minhas filhas, Fabyana e Daniella, sequenciadora e empresárias do ramo farmacêutico em Maceió, que mesmo trabalhando e cursando Faculdade de Direito e Farmácia, depois pós Graduação, me orgulham pelo seu conhecimento,pelo modelo de filha, ajudando sempre os mais carentes na área de saúde. Elas sempre estiveram ao meu lado, e principalmente agora, conscientes da investidura e responsabilidade do cargo com o qual fomos mais uma vez agraciados. Por último, e não menos importante, quero agradecer a minha devotada mãe Helena, âncora, modelo e força da minha existência, bem como, aos meus irmãos Enildo, José, Edileuza e no oriente eterno, Gilvan e ao meu pai Luiz Guedes Cavalcante , em saudosa memória, a quem dedico esta vitória que tanto orgulha nossa família.

Agradecemos a todos os irmãos que confiaram em nós e agora pedimos encarecidamente a todos a continuar os trabalhos iniciados, outros em andamento como a construção da Glomeal, entretanto mais importante ainda é acelerar na construção mais justa, na elevação da auto-estima de cada maçon para o crescimento espiritual, ético e moral da instituição.

Meus eternos e queridos Grão-Mestres, aqui presentes, a Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas, a partir de hoje, representada por este humilde obreiro, conclama a todos os sereníssimos, a sua diretoria já nobremente empossada, Veneráveis mestres e irmãos, a se unirem, comprometendo-se diante desta seleta assembléia e de todos os irmãos das vinte lojas, ao voluntariado maçônico, onde reina a absoluta Liberdade, Igualdade e Fraternidade, reconhecendo a autonomia de cada uma das nossas lojas, buscando o ingresso de obreiros pela iniciação, para fortalecimento de suas colunas, com representação social, sem abrir mão dos valores morais, éticos e culturais dos verdadeiros maçons.

A maçonaria apesar de ser uma ordem discreta, e de realizar suas reuniões em templos fechados, tem compromissos com a pátria, nos interesses e soberania nacional e com o bem estar social, mantém um excelente relacionamento com as instituições públicas e privadas no desenvolvimento de suas atividades. Assim pretendemos, continuar mantendo o mesmo relacionamento, procurando ampliar as parcerias com órgãos governamentais e não governamentais e com as três esferas do governo, não somente em nível de Grande Loja, mas recomendando também, as lojas da jurisdição que adotem essa mesma política, uma vez que o mundo globalizado em que vivemos, necessita da coletividade para alcançarmos os objetivos comuns em prol da sociedade.

Assim achamos de grande importância, manter excelente relacionamento com as instituições estatais e públicas, estreitando assim nosso relacionamento com a outra potência maçônica de Alagoas. Grande Oriente do Estado (GOE) e do Brasil, o Supremo Conselho que coordena os graus 4 ao 33 a nível nacional, chamados Graus Superiores ou filosóficos, fazendo recomendação aos Veneráveis Mestres que continuem estimulando os irmãos mestres, apresentando-os para a filosofia e gnosiologia, visando um estudo mais aprofundado do verdadeiro conhecimento dos graus inefáveis.

Temos que fazer uma Maçonaria cada vez mais forte e de amplo prestígio na nossa comunidade, mas só atingiremos este objetivo se caminharmos juntos,cada uma respeitando sua autonomia, assim sendo, teremos com maior facilidade o reconhecimento das instituições que comandam este país. As dificuldades do povo brasileiro são inúmeras e temos que ter uma vigilância mais severa da coisa pública. Temos um país riquíssimo, com dimensões continentais que atraem investidores, aventureiros e invasores como está ocorrendo a muito tempo na Amazônia.

A nossa floresta Amazônica, orgulho nacional, presente da natureza aos brasileiros, rica em sua biodiversidade, despertou o interesse de grupos de várias nações, por conter a mesma 1/3 das árvores do mundo e 1/5 da água do planeta. Estão invadindo o nosso maior patrimônio ambiental e nada de concreto se faz. O nosso país rico e belo, foi descoberto, porém, estamos esquecendo de realçar a genialidade do povo brasileiro, suas qualidades, suas aspirações, seus sentimentos, e acima de tudo, a sua generosidade. O interesse maior dos desbravadores é a questão material, esquecendo-se do aspecto humano.

A globalização a que me refiro seria mais justa e perfeita se fosse a do sentimento e da solidariedade e jamais a puramente econômica, provocando uma desenfreada fagocitose social. O homem possuidor de qualidades e virtudes, nada pode diante de máquinas inventadas por ele. Envergonha-nos, meus irmãos e dileta assembléia, vermos seres humanos disputando alimento em lixões, enquanto assistimos o investimento de grandes quantias na fabricação de armas para matar nossos semelhantes. A Maçonaria historicamente participou de todas as decisões políticas do país,marcante com D. Pedro ll, Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, José Bonifácio, Benjamin Constant, Duque de Caxias, José do Patrocínio, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa Jarbas Passarinho e tantos outros, não podemos ficar inerte ou omissa diante da falta de ética, da corrupção, da malversação do dinheiro público,dos desmandos, da falta de dignidade que tem sido notícia em nosso estado e no Brasil. São 36 instituições unidas, entre elas: OAB,CNBB, MAÇONARIA. Cobrando justiça aos fraudadores da confiança popular. Pois não existe ordem sem Justiça, nem justiça sem direitos. Rui Barbosa dizia que não há duas morais: uma para rico, outra para o pobre, para o negro e para o branco, para maçons e não maçons, afinal todos foram criados por Deus. O futuro é obra do presente, ou fazemos agora ou não haverá amanhã, a omissão é indício negativo para os nossos filhos. Kant dizia que as pessoas não são coisas e os seres humanos nunca hão de ser tratados como meros instrumentos. A Maçonaria Alagoana, representada por todos os maçons, deve estar preparada para enfrentar os desafios na política alagoana e brasileira, formando uma cadeia de união, na construção de um parlamento que represente os ideais da maçonaria. Ainda tem o dever de alertar os governantes sobre os males que atormentam a sociedade, apontando caminhos para atenuar esses problemas e sempre se colocando à disposição para colaborar no que for necessário, sem esquecer de praticar a sua doutrina de aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade.

Nossa administração na Grande Loja Maçônica de Alagoas, será descentralizada, dividiremos com o Grão-Mestre adjunto, Irmão Rousseau da Silva Campos, e toda diretoria, com os veneráveis mestres de lojas, os delegados do grão mestrado em suas regiões, os past de grão mestre, os mestres instalados e todas os irmãos as inúmeras tarefas que temos pela frente na construção de uma sociedade mais justa e perfeita, principalmente na elevação da fraternidade, da liberdade e igualdade de todos os maçons. Estaremos consultando constantemente os mais sábios e conselheiros da instituição para que as nossas decisões em favor da nossa Sagrada Ordem, sejam tomadas com bastante equilíbrio, justiça e responsabilidade.

Minhas senhoras, meus senhores, meus irmãos, caríssimos Grão Mestres, autoridades civis, políticas e militares, finalmente agradecemos a presença de todos que se deslocaram de seus orientes e lares, deixando o convívio com seus familiares, para aqui com suas honrosas presenças, prestigiarem este momento ímpar e histórico, comungamos com vocês esta enorme alegria dos que fazem a Grande Loja Maçônica de Alagoas. Convidamos a todos para o jantar em frente a este salão e Rogamos ao Grande Arquiteto do Universo, nosso Deus, que ilumine a todos e a nossa administração.

Muito Obrigado!
Maceió, Al, 31 de Julho de 2008

Ivanildo Marinho Guedes
Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas

Postado por O Dossel Online às 06:23
Marcadores: eventos, Posse do Grão-Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)


Vídeo Destaque

Videoteca Maçônica

Veja também: 4. Valdomiro Feitosa, maçom e sanfoneiro. 5. Olha os noivos! (Glomeal) 6. Iniciação na Loja São João da Escócia. 7. Ir.: Joaquim, o pé-de-valsa. 8. Ir.: Chico e Ir.: Paulo em ‘Quem eu quero não me quer’. 9. Forró no escuro.
  • Obrigado pela visita!

    Deixe seu recado

    Siga este blog

    Receba nossas atualizações

    Digite aqui seu e-mail

    Entre em contato conosco

    odossel@hotmail.com

    Expediente

    Sereníssimo Grão-Mestre:
    Ivanildo Marinho Guedes

    Grão-Mestre Adjunto:
    Rousseau da Silva Campos

    Jornalista responsável:
    Isolda Herculano (Mte/AL 1153)

  • Arquivo do blog

    Próximos eventos maçônicos


    Quer divulgar o evento de sua Loja n' O Dossel? É simples! Mande um e-mail para odossel@hotmail.com

    Procure por assunto

    • a palavra do grão-mestre
    • aconteceu
    • Artigos
    • Bethel
    • campanhas
    • Capas 2008
    • Capas 2009
    • Capítulo Ismar Nascimento da Silva
    • confraternização
    • Cunhadas
    • DeMolays
    • discutindo alagoas
    • encontro
    • entrevista
    • eventos
    • exaltação
    • Exército
    • Fotos-destaque
    • glomeal
    • Grande Oriente
    • Grão-Mestre
    • humor maçônico
    • iniciação
    • juventude maçônica
    • Loja Amor e Justiça
    • Loja Amor e Justiça
    • Loja Deodoro da Fonseca
    • Loja Odilo Álvares de Souza
    • Loja Paz e Progresso
    • Loja Ressurreição Penedense
    • Loja São João da Escócia
    • Loja Segredo 33
    • Loja Sesquicentenário da Independência
    • Maçonaria é notícia
    • Maçonaria universal
    • palestras
    • patrocínio
    • Posse do Grão-Mestre
    • Sagração
    • São João
    • sites recomendados
    • versão impressa
    • visita maçônica
    • Voluntários em Ação

    Sites recomendados

    • A trolha (editora maçônica)
    • Brasil Maçom
    • Capítulo Ismar Nascimento
    • Casa do Maçom
    • Editora Maçônica Brasileira
    • Esposas de Maçons
    • Guia Maçônico
    • Loja União e Prosperidade
    • Lojas Maçônicas
    • Maçonaria Universal
    • Portal Maçônico
    • Shopping da Maçonaria
    • Supremo Conselho 33°
    • Voluntários em Ação

    Quem nos visita

    Hora certa


© 2009 O Dossel. Blog do jornal da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas.